Vacinas das Crianças



ID BCG - ao nascer. Vacina contra tuberculose em dose única. Em comunicantes domiciliares de hanseníase, independente da forma clínica, uma segunda dose pode ser aplicada com intervalo mínimo de seis meses após a primeira dose. O PNI (Programa Nacional de Imunizações) recomenda uma segunda dose da vacina quando, após 6 meses, não se observa cicatriz no local da aplicação.

Hepatite B - ao nascer - 1 mês - 6 meses
Crianças com peso de nascimento igual ou inferior a 2Kg ou com menos de 33 semanas de vida devem receber quatro doses da vacina (esquema 0-1-2-6 meses). Crianças e adolescentes não vacinados no esquema anterior devem receber a vacina no esquema 0-1-6 meses. A vacina A+B pode ser utilizada na primovacinação desses indivíduos e o esquema deve ser completado com a mesma vacina (combinada).

DTP/DTPa - 2 meses - 4 meses - 6 meses - 15 meses - 4 a 6 anos
Tríplice bacteriana (Difteria - Tétano - Pertussis). A DTP tem células inteiras, é eficaz e bem tolerada. A DTPa deve ser administrada quando possível, é acelular, menor retroagenicidade.

dT/dTpa - 14 a 16 anos
Os reforços são indicados a cada 10 anos com dT. Se o adolescente nunca tiver sido vacinado ou desconhecer seu estado vacinal, um esquema de três doses deve ser indicado, preferencialmente com dTpa, pois esta vacina apresenta proteção adicional para coqueluche. As duas 1as. doses devem ter um intervalo de 2 meses (mínimo de 4 semanas) e a 3a. dose seis meses após a 2a. - ou - três doses com intervalo de 2 meses entre elas mínimo de 4 semanas.

Hib - 2 meses - 4 meses - 6 meses - 15 meses
Vacina contra Haemophilus influenzae tipo B, se usada uma vacina combinada Hib/DTPa (tríplice acelular), uma quarta dose da Hib deve ser aplicada aos 15 meses de vida. Essa quarta dose contribui para evitar o ressurgimento das doenças invasivas a longo prazo.

VOP/VIP - 2 meses - 4 meses - 6 meses - 15 meses - 4 a 6 anos
Pólio. As duas primeiras doses devem ser do tipo inativada. As doses subsequentes ficam a critério de cada serviço/pediatra. Recomenda-se que todas as crianças com menos de cinco anos de idade recebam VOP nos Dias Nacionais de Vacinação.

Pneumococo conjugada - 2 meses - 4 meses - 6 meses - 12 meses
Recomendada a todas as crianças até 5 anos de idade. Crianças saudáveis que fizeram as quatro primeiras doses da vacina 7 ou 10 valente devem receber uma dose adicional com a vacina 13 valente, até os 5 anos de idade. Crianças com risco aumentado para doença pneumocócica invasiva (DPI) entre 2 a 18 anos devem receber uma dose adicional com a vacina 13 valente. Para crianças ou adolescentes de alto risco para DPI recomenda-se também a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente de acordo com o calendário, mesmo que tenham recebido a vacina conjugada pneumocócica anteriormente.

Meningococo C conjugada - 3 meses - 5 meses - 12 meses
São recomendadasd 2 doses no primeiro ano de vida, e uma dose de reforço entre 12 e 18 meses, independente do fabricante. Após os 12 meses de vida, deve ser aplicada em dose única. A vacina Meningocócica C conjugada não deve ser substituída pela vacina polissacarídica na vacinação de rotina. Vacina Meningocócica A, C, Y e W135 deve ser aplicada em dose única a partir de 11 anos nos adolescentes não vacinados e também como reforço para os que se vacinaram nos 2 primeiros anos de vida.

Rotavírus - 2 meses - 4 meses
A 1a. dose deve ser ministradaa partir de 6 semanas até no máximo 14 semanas. O intervalo mínimo entre as doses é de quatro semanas. A 2a. dose deve ser ministrada até 24 semanas de idade. A vacina pentavalente deve ser administrada em três doses, 2-4-6 meses. O intervalo mínimo aqui é de quatro semanas entre as doses.

Febre Amarela - a partir de 9 meses de idade
Indicada para os residentes e viajantes para as áreas endêmicas, de transição e de risco potencial. A aplicação dessa vacina deve ser feita a partir dos 9 meses de vida.

Hepatite A - 12 meses - 18 meses

SCR - 12 meses - 4 a 6 anos
(Sarampo - Caxumba - Rubéola) A segunda dose da SCR pode ser aplicada  dos 4 aos 6 anos de idade ou nas campanhas de seguimento. Todas as crianças e adolescentes devem receber ou ter recebido duas doses de SCR, com intervalo mínimo de 1 mês. Não é necessário aplicar mais de duas doses.

Varicela - 12 meses - 4 a 6 anos
A vacina em dose única protege contra formas graves da doença. A vacina de varicela deve ser administrada em duas doses a partir dos 12 meses de vida. Na rotina a 2a. dose deve ser aplicada entre 4 e 6 anos de idade. Crianças com menos de 4 anos de vida que receberam apenas uma dose da vacina e apresentem contato domiciliar ou em creche com indivíduo com a doença pode antecipar a segunda dose da vacina com intervalo mínimo de 3 meses. Durante surtos ou após contato íntimo com caso de varicela, é possível vacinar crianças de 9 a 12 meses, entretanto as doses administradas antes de 1 ano não devem ser consideradas como válidas. A vacinação pode ser indicada na profilaxia pós-exposição dentro de cinco dias após contato, sendo preferível nas primeiras quatro semanas de intervalo (mínimo) entre as doses. A vacina quádrupla viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela) pode ser utilizada no lugar das vacinas tríplice viral e varicela separadas.

Influenza (gripe) - 6 meses - 7 meses - reforço anual
Está recomendada dos 6 meses aos 5 anos para todas as crianças. A partir dos 5 anos de idade passa a ser indicada para gurpos de maior risco, conforme indicação do centro de imunobiológicos especiais. A partir dos 9 anos de idade é administrado apenas uma dose anual. A Influenza é uma doença sazonal e a vacina está indicada nos meses de maior prevalência da gripe, estando disponível apenas nessa época do ano, sendo desejável sua aplicação antes do início da estação de Influenza.

HPV - a partir de 9 anos de idade

Imunifamily - Centro de Vacinas
Rua Dona Adma Jafet, 74 - 5o. andar - áreas 53 e 54 - São Paulo - SP - tel.: 11 2645-6945/6946
saudenatela@gmail.com

Fonte: www.sbp.com.br/pdfs/calendario_vacina_manual_pdf

Imagem: reprodução online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário